DSC06719

Diferente de outras grandes cidades do mundo Istambul não tem um grande metro e se prepare porque os engarrafamentos são enormes……mas calma lembre de que você vai a turismo e que o stress deve ficar junto com os problemas no Brasil……

     Embora o metro não seja grande e não integre áreas realmente turísticas existem outras muitas formas de transporte pela cidade, incluindo Tram, trem, ônibus, taxis e até barcos……mas o principal meio de transporte nessa cidade são os pés…..não, não se trata de uma nova forma de tortura……mas garanto você vai andar quilometros e sem sentir, por que uma atração vai leva-lo a outras, depois a seguinte e assim por diante.

     A parte histórica de Istambul tem uma atração próxima a outra ,por exemplo a Hagia Sofia fica em frente a Mesquita Azul e atrás dela o Palácio Topkapi. Então, quando você chegar na região do Sultanahmet poderá fazer tudo à pé.  

     Eu sugiro que você fique hospedado próximo a linha do Tram (uma espécie de metro de superfície), irá facilitar e muito o seu deslocamento até as atrações e você se livrará do engarrafamento de carros, mas não do de pessoas. Os trans ficam lotados no horário do rush, então a ordem é levantar cedo ou ter paciência, você pode esperar pelo próximo eles passam em cada 5 a 7min mais ou menos. 

DSC06595

     Para andar no tram você terá que comprar o Jeton (1,5 YTL) e você poderá comprar em estandes sinalizados com essa placa aí acima. O jeton mais parece aquela fichas antigas de fliperama, mas feitas de plástico. Quando você desejar pegar o seu tram deverá passar por catracas inserindo o jeton.

     Resolvi colocar um mapa para tentar tornar as coisas mais fáceis:

RayliSistemler

com um click na imagem você será redirecionado para o site da empresa de transporte e poderá fazer download do seu mapa.

Anúncios