Vamos começar nos localizando, como eu havia dito em post anterior Palácio Topkapi, Santa Sofia e Mesquita Azul ficam incrivelmente próximos. Essa é uma foto tirada da entrada do Topkapi e aí estamos nós novamente olhando para a mesquita azul.

     O Topkapi é um daqueles lugares que você deve visitar,  mais ou menos como ir a Paris e visitar a Torre Eiffel. Vale à pena, claro……mas eu gostei muito mais do Palácio Dolmabahçe…..enfim, acho que você deve visitar os 2.

     O Topkapi foi construido por Mehmet II, logo após ter conquistado a então Constantinopla. Foi residência dos Sultões otomanos por quase 400anos, sendo substituído pelo  Dolmabahçe.  Atualmente tem “apenas” 80.000 m2 contra os seu 700.000m2 dos tempos de glória…..Foi aberto a visitação pública como museu em 1924. (dados retirados do guia da Folha de São Paulo e de um site do Ministério da Cultura da Turquia ).

     Obviamente o que mais impressiona no acervo do Topkapi são as jóias ca coroa. Infelizmente naa pode ser fotografado e é dificil de acreditar nas riqueza que compõe esse tesouro…..alguns exemplos ….exitem diamantes muito maiores do que você provavelmente sonhou que fosse possível de existir como o Kasikci com seus 86 quilates…..bom, ele pode ser o mais famoso mas não o único. Tronos revestidos de ouro, parecendo criações de filmes de hollywood. Realmente de deixar qualquer um de queixo caído.

     Só fiquei um pouco decepcionada com o Harém, acho que poderia estar melhor conservado.

     Se não me falha a memória acho que a entrada custa 20Lt e a entrada do Harém, embora obviamente dentro do complexo , é paga à parte umas 15Lt.

      Entre a acervo do Topkapi você também vai achar uma coleção de trajes imperiais, armas e armaduras, cerãmica ,vidro e prataria. Para ver todo o complexo com uma certa calma reserve no mínimo 3h. Segundo a guia da folha o horário de abertura é de quarta a segunda das 9:00 às16:30h e do Harém das 10:00 às 16:00h. Ao contrário do que diz o guia da folha, não necessitamos de reservas p/ visitar o Harém, é só chegar e comprar o ticket.