DSC06574     Saindo da Mesquita Azul vamos nos deparar com a Hagia Sofia e para entender um pouco sobre essa magnífica construção que já foi Igreja, mesquita, para finalmente ser convertida a um museu clique aqui e você será direcionado(a) p/ Wikipédia.

     Procurei bastante e acho que não existe um site oficial (se alguém o encontrar por favor me envie o link ) Então, vamos ter que nos contentar com as informações extra oficiais, porem confiáveis do Lonely Planet:

Aberta de 3f à Domingo de 9:00 às 17:00h (de Nov à Maio) e até às 19:30h (Jun à Out). A galeria superior fecha às 16:30h ou às 18:45h ( Jun à  Out). Bom…..não vá deixar p/ entrar tarde e chegando à cidade, se não decidir ir cedo, sugiro confirmar pessoalmente esses horários. Acredito que chegar cedo é uma boa pedida, porque mesmo fora da alta estação havia uma multidão de turistas no dia da minha visita.

     Eu paguei 20TL pelo ingresso e não lembro ao certo, mas acho não havia descontos p/ Estudantes (diferente da França, onde apenas um documento de identidade isentava jovens abaixo de 18 anos de quase todos os ingressos, na Turquia os poucos locais onde há descontos p/ estudantes exigem a carteirinha internacional). Existem dezenas de guias catastrados e que trabalham oficialmente na Santa Sofia, você com certeza será abortado por mais de um deles. Não tenho ideia de quanto custa , fiquei muito satisfeita com meu guia da folha.

     Não deixe de subir na galeria superior, é show poder ver tudo de cima e também um show à parte a subida, em que você vai percorrer rampas p/ chegar lá (pode não parecer muito divertido na hora), lembre que a construção data de mais ou menos 537….. o Brasil só tinha 37aninhos.

     Máquinas fotográficas e filmadoras são permitidas.

Desvendando Santa Sofia

Os literalmente divinos mosaicos bizantinos

Desvendando Santa sofia II

Visão da galeria superior

Desvendando a Santa Sofia III