DSC06511     A Mesquita Azul é dona de uma beleza de tirar o fôlego, é um daqueles lugares que você fala para si próprio quando chega “meu Deus não é que eu estou aqui e se belisca para ver se não está sonhando”.

    Não podemos esquecer quando visitamos a Mesquita Azul de que ela é realmente uma mesquita e que existem pessoas que realmente realizam suas orações regularmente dentro dela. Existem horário estabelecidos pela manhã e tarde quando a Mesquita está aberta a visitação. Como se trata de um local religioso existem regras a serem cumpridas por todos:

  • Mulheres devem usar um lenço ou véu na cabeça e evitar roupas muito abertadas ou justas.
  • Dar preferência a usar camisas com mangas compridas, ambos os sexos.
  • Casais de namorados evitem carinhos públicos ou serão chamados a atenção (eu pessoalmente vi isso acontecer e embora feito de forma polida, acho melhor dormir sem essa).
  • Todos deverão tirar os sapatos p/ entrar na mesquita e receberão saquinhos plásicos p/ carregar os mesmos.
  • Obviamente falar baixo e respeitar porque em geral ainda irão permanecer alguns fiéis orando

   DSC06563   

     Eu nunca havia entrado em uma mesquita e além da arquitetura espetacular do local, o que mais me encantou foi a tolerância mútua dos dois lados (turistas e mulçumanos), com um pouco de boa vontade, todos convivendo e respeitando os limites de cada um. Algumas mulheres retiraram o véu depois que entraram, não foram repreendidas ,mas eu pessoalmente desaprovo esse comportamento, afinal as portas da mesquita estão abertas p/ todos e não custa nada aceitas as regas do anfitrião pelo curto período da visita.

DSC06569